Prefeitura realiza projeto pioneiro em Minas para capacitar estudantes em atendimentos de parada cardíaca
EM PARCERIA COM O CORPO DE BOMBEIROS, SIATE E FAEPU, PROJETO “GUARDIÕES DO CORAÇÃO” BUSCA QUALIFICAR ALUNOS DA REDE MUNICIPAL, POR MEIO DE TREINAMENTO E SIMULAÇÃO, EM ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA
Diante de uma situação de urgência em que uma pessoa corre risco de vida, muitas pessoas não sabem quais atitudes tomar. Para ensinar os primeiros passos em um socorro até a chegada de um apoio especializado, a Prefeitura de Uberlândia, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) e a Fundação Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), desenvolveu o projeto “Guardiões do Coração”. O projeto é o primeiro de Minas Gerais neste formato e consiste em capacitar jovens das escolas da rede municipal em atendimentos de parada cardiorrespiratória.
A primeira edição da capacitação de adolescentes de 12 a 15 anos das escolas municipais acontece, nesta terça-feira (21), das 8h às 10h30, no ginásio da Arena Sabiazinho. Cerca de 200 alunos de seis escolas próximas ao ginásio participarão desta primeira edição.
Durante a capacitação, os alunos serão distribuídos em grupos para simular a prática de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) básica, incluindo compressões torácicas. Toda a simulação ocorrerá em bonecos e com a presença de profissionais capacitados. Ao final do evento, os adolescentes participantes realizarão a formatura simbólica, com o recebimento de um botton por serem “Guardiões do Coração”.
“Saber identificar e prestar socorro até a chegada do Siate é essencial. Por isso, nosso propósito é aumentar a conscientização e a prontidão para lidar com emergências cardíacas, melhorando as taxas de sobrevivência em situações, principalmente, de parada cardíaca fora do ambiente hospitalar”, detalhou o secretário de Saúde, Clauber Lourenço.