O coordenador-técnico da Faepu, Dr Luciano Silva, ministrou uma palestra sobre humanização na Prefeitura Municipal de Tupaciguara-MG

Publicação: - 04/28/2024 - 18:31 - Última modificação 04/28/2024 - 18:31

No último dia 22/04 (segunda-feira), o médico cardiologista, coordenador-técnico da Faepu, ministrou uma palestra sobre o tema “humanização”, no auditório da Prefeitura Municipal de Tupaciguara-MG.  Estiveram presentes mais de 300 pessoas.

                O intuito da palestra foi sensibilizar e conscientizar os profissionais de saúde, estudantes e pacientes sobre a importância da humanização no atendimento. Elas podem destacar como a empatia, o respeito e a comunicação afetam diretamente a experiência do paciente.

Também a melhoria na qualidade do atendimento, isso inclui ouvir atentamente os pacientes, respeitar suas preferências e necessidades individuais, e criar um ambiente acolhedor.

Outro fator é abordar estratégias para lidar com os desafios reduzir do estresse e do Burnout, promovendo o bem-estar e a saúde mental dos profissionais.

Ademais é importante explorar como pequenas mudanças na abordagem dos profissionais podem fazer uma grande diferença na experiência do paciente.

Outro fator motivacional é compartilhar casos reais e experiências relacionadas à humanização. Isso permite que os participantes aprendam com situações reais e apliquem esses conhecimentos em suas práticas diárias.

De acordo como coordenador-técnico, Dr Luciano Silva, a intenção da palestra é inspirar mudanças culturais nas instituições de saúde. “Quando líderes e profissionais se envolvem em discussões sobre humanização, isso pode levar a políticas e práticas mais centradas no paciente. E esse é o nosso principal objetivo, dar atendimento de qualidade aos nossos pacientes, sendo humanos, lembrando da dor do outro”, finaliza o médico cardiologista.

 

Faepu, fazendo a diferença na vida das pessoas!