Faepu realiza capacitação pioneira para atendimento de múltiplas vítimas em Uberlândia-MG

Publicação: - 03/30/2024 - 18:02 - Última modificação 03/30/2024 - 18:02

A Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) e o Sistema Integrado de Atendimento à Trauma e Emergência (Siate), em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia e o Corpo de Bombeiros, em uma ação inovadora, promoveu um treinamento especializado para o atendimento de incidentes com múltiplas vítimas, com equipes técnicas da rede pública de saúde, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), e concessionárias das rodovias. Esta capacitação visa preparar as equipes para responder eficientemente a desastres de grande escala. 
O treinamento abrangeu desde simulações de mesa até exercícios práticos, enfatizando a importância de um plano de ação coordenado e a comunicação eficaz entre os diferentes serviços de emergência. A iniciativa reflete o compromisso da administração municipal com a segurança e o bem-estar da comunidade, garantindo que, em momentos críticos, a resposta seja ágil e organizada, minimizando o impacto de tais eventos e salvaguardando vidas.
No treinamento, foram apresentadas possíveis medidas a serem adotadas em um caso hipotético de acidente aéreo em área residencial, nas proximidades do aeroporto de Uberlândia. A atividade ocorreu no auditório do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros em formato de simulado de mesa (tabletop).
A capacitação, que tem previsão de término para a segunda quinzena de junho, ainda inclui simulado real a ser realizado em local de potencial risco de acidentes com múltiplas vítimas e atendimentos médicos em unidades de saúde do município.
“Ter esse plano de resposta e um fluxo determinado, desde o acionamento até o encaminhamento às unidades de referência para atendimento, garantem uma melhor assistência em incidentes de múltiplas vítimas. E o simulado, no qual cada um conhece seu papel de atuação, é importante para que a equipe consiga colocar em prática os serviços sem estar em cenário de emergência complexos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.