Faepu recebe ambulâncias da Prefeitura para Siate e Central de Transportes

Publicação: - 05/17/2023 - 19:09 - Última modificação 05/17/2023 - 19:09
Prefeitura entrega novos veículos para Siate e Central de Ambulâncias

Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Uberlândia entregou para a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa (Faepu), gestora do Siate, Central de Transporte e Regulação, 11 novas ambulâncias que contribuirão para ampliar os atendimentos de resgate e simples remoção de pacientes.

De acordo com reportagem divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, o investimento é de cerca de R$ 3,3 milhões, obtidos com recursos próprios do Município e do Estado e por meio de emendas de vereadores e deputados estaduais.

As 11 ambulâncias foram distribuídas da seguinte forma: sete para a Central de Transporte, ambulância de remoção, quatro para o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) sendo duas semi-UTI e duas UTI.

 

O Siate

 

O Siate é um modelo exclusivo de Uberlândia, uma vez que conta com uma regulação médica única e equipes de atendimento mistas (profissionais do Município e militares). Com as atividades iniciadas em 31 de agosto de 2019, das ligações que chegaram à central, 18.800 foram solucionadas por um profissional da regulação médica via telefone, sem a necessidade de enviar uma viatura.

No modelo de serviço, os militares recebem os chamados pelo 193 e, ao observarem a necessidade de atendimento médico, direcionam os chamados para a regulação. Esta equipe, se identificar a necessidade de um resgate, envia uma ambulância ou UTI Móvel. Ao todo, são 65 profissionais, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos, que realizam atendimento pré-hospitalar e de socorro da comunidade. A base do Siate está instalada na sede do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizada na avenida Rondon Pacheco.

“Ter veículos com menos de cinco anos de uso deixa os transportes e atendimentos mais seguros para nossos pacientes e colaboradores”, finalizou Gerente do Complexo regulador, Aparecida Gomes.